Sim, prevemos que que o Machine Learning revolucionará a área de Tecnologia da Informação como costumávamos conhecê-la. Mas ela vai muito além de pura tecnologia: vai mudar o mundo, nossas relações, nossos desafios, nossas profissões, e assim por diante.
Mas o que há de realmente novo? A revolução surge da mudança dramática na maneira como os problemas são resolvidos com o ML: ela passa de uma programação sequencial heurística (se… então… mais) e estrutura dados para um modelo cujos dados sólidos, e nem sempre estruturados, são alimentados em complexos modelos matemáticos e estatísticos, que são executados de uma forma que as máquinas leiam e processem tais dados com o objetivo de encontrar a lógica necessária para a resolução desse problema específico.
Legal, mas isso mudaria a vida como divulgam por aí? Ok, não vamos perder tempo prevendo a atmosfera do Exterminador do Futuro ou Blade Runner, pois isso está bem fora do nosso alcance por enquanto.
No entanto, hoje existem diversos apps de cuidados com a saúde (como diagnósticos mais precisos sobre alterações celulares), seguros, segurança, agricultura (por sinal, um dos segmentos mais avançados), etc.
Mais recentemente, temos exemplos concretos de trabalhos baseados em ML e IA para tratar desafios impostos pela Covid19. Há soluções em varias partes do mundo onde se desenvolveram ferramentas para agilizar o diagnostico da doença, interpretar os sintomas e modo de ação do virus, etc.
Estamos acompanhando a evolução de soluções para viagens, onde processos de aeroportos serão voltados a evitarem aglomeração e contato físico. Biometria, analise cognitiva de videos, mapeamento geográfico são tecnologias que estarão presentes cada vez mais, sempre baseadas em algoritmos de ML e IA.
Na midX Digital temos uma atenção especial a este assunto, e trabalhamos com modelagem de dados e treinamento de algoritmos para determinados fins pré-definidos de previsão de tendências e classificação de resultados com probabilidades de determinadas ações de consumidores, por exemplo.
Dependendo de sua necessidade no ambiente digital, elementos de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina deverão estar presentes, e estamos preparados para lhe ajudar nessa tarefa.
2 Comments
[…] Ali a partir de 2015, esta evolução de dados resgatou princípios ate então restritos ao meio acadêmico: Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Com todo potencial de hardware e software agora disponíveis de forma ágil e acessível ($) através do ambiente em nuvem (Cloud), a combinação de modelos matemáticos e estatísticos com processamento massivo de dados deu nova vida a frentes como Inteligência Artificial e Aprendizado de Maquina (Machine Learning). […]
[…] fato é que IoT vai se estender assim como a Inteligência Artificial e a ciência de dados. Tudo isso vai mudar significativamente nossas vidas nos próximos 10 […]