Marketing Digital ou Transformação Digital?

Qual caminho seguir para minha presença no ambiente digital?
7 de July de 2020
Show all

Marketing Digital ou Transformação Digital?

Sobre O Marketing Digital

O que é marketing Digital

Você seguramente já ouviu falar destes dois termos, além de vários outros relacionados ao ambiente digital. Mas foquemos nestes dois, pois eles são de certa forma mais presentes e condensam melhor aquilo que gira em torno desse assunto.

Comecemos traçando uma idéia da relação entre ambos, indicando que o Marketing Digital faz parte de uma Transformação Digital. Marketing Digital é a matéria que adota princípios do marketing tradicional aplicada ao ambiente digital.

Talvez exemplos facilitem: O marketing tradicional utiliza por exemplo canais chamados Off-Line para promover marcas ou produtos: Anúncios em TV, Jornais, Outdoors. Pode adotar também estratégias de posicionamento e anúncios em setores de um Supermercado por exemplo. Já o marketing digital leva isso para o ambiente mais dinâmico, cada vez mais amplo dado a evolução dos canais disponíveis, redução de custos, popularização dos dispositivos de uso por parte dos consumidores Como exemplo, os canais como anúncios em grandes ou médios portais de notícias, páginas de Facebook ou Instagram, e-mail marketing, entre outros.

A grande vantagem do Marketing Digital está na sua agilidade em se executar e publicar, bem como na rastreabilidade de informações de qualquer natureza, mas principalmente para se analisar o alcance e retorno de uma campanha, por exemplo. Ou seja, você sabe com maior facilidade e profundidade quais consumidores uma certa campanha alcançou, qual a taxa de retorno efetivo com base nas métricas que foram estabelecidas, entre outros aspectos. Outra grande virtude do marketing digital: relação mais individualizada com seu consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica.

Com o devido planejamento e execução, você terá um nível de segmentação e conhecimento de sua base de clientes ou prospects de forma cada vez mais confiável. Bem, agora que esperamos estar mais claro o escopo do marketing digital, podemos estender um pouco o espectro para mirar na transformação digital. Colocado de forma mais simples possível, trata-se de uma estratégia em que aquela organização decide que seus processos com um todo deverão girar em torno do mundo digital. Sim, um pouco abstrato ainda, certo?

Bem, a Transformação Digital quando adotada em sua plenitude é tao disruptiva que deve ser encarada como movimento estratégico, e não apenas algo tático com alcance e tempo limitados. Não serão apenas seu e-commerce e seu Marketing que deverão adotar ambiente digital. Sua gestão comercial, financeira, operacional, logística, governança, RH etc deverão adotar princípios, conceitos, ferramentas digitais.

 

 

Começa a ficar mais claro, certo? Neste conceito, a rigidez de estruturas (Silos) que é tão características nas organizações passa a ser flexibilizada. A adoção de processos e ferramentas digitais amplia a sinergia entre os chamados departamentos, ou unidades de negócio. Projetos podem atravessar 3, 4 , N áreas distintas, reunindo profissionais das mais diversas formações, desde o tradicional TI , passando por advogados, químicos, psicólogos etc dependendo da necessidade daquela empreitada.

A Transformação Digital requer uma mudança cultural forte na organização, e deve ser patrocinada e encorajada desde o líder máximo, e todos seus assessores diretos. Estes devem também prestigiar a estratégia através de exemplos, não apenas comunicados e discursos.

Um dos pilares no processo de transformação digital é o que chamamos Gestão De Mudança, que é um Agente que vai assegurar que toda metodologia, adoção, comunicação, suporte está sendo feita de maneira a garantir o êxito daquela transformação requerida. Bem, espero ter deixado minimamente claro os conceitos, similaridades e diferenças entre estes dois termos tao presentes em nosso dia a dia.

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão e teremos prazer em recebê-los e responder.

1 Comment

  1. […] da vida cotidiana, a maneira como os consumidores buscam por produtos e serviços passou por uma transformação significativa. Hoje, o primeiro passo para a maioria das pessoas, quando precisam de algo — seja um produto, um […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Abrir o chat
1
Dúvidas? Chame Aqui!
Midx Chat
Olá,
Podemos ajudar ?
Politica de Privacidade

### Política de Privacidade e Uso de Cookies

#### 1. Introdução

Bem-vindo ao nosso website. Esta Política de Privacidade e Uso de Cookies foi elaborada de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) do Brasil (Lei nº 13.709/2018) para informar como coletamos, usamos, armazenamos e protegemos suas informações pessoais.

#### 2. Informações que Coletamos

Podemos coletar as seguintes informações pessoais:

- Dados de identificação: nome, e-mail, endereço, telefone.
- Dados de navegação: IP, tipo de navegador, páginas visitadas, tempo de visita e outras informações de uso.
- Cookies e tecnologias semelhantes: conforme descrito abaixo.

#### 3. Uso das Informações

As informações coletadas são utilizadas para:

- Melhorar a experiência do usuário no nosso website.
- Personalizar conteúdo e anúncios.
- Realizar análises e melhorar nossos serviços.
- Cumprir obrigações legais e regulatórias.

#### 4. Compartilhamento de Informações

Não compartilhamos suas informações pessoais com terceiros, exceto:

- Quando necessário para cumprir uma obrigação legal.
- Para proteger nossos direitos e propriedade.
- Com provedores de serviços terceirizados que nos auxiliam na operação do website, desde que estes cumpram com a LGPD.

#### 5. Armazenamento e Segurança

Adotamos medidas de segurança técnicas e administrativas para proteger suas informações pessoais contra acessos não autorizados, uso indevido, alteração e destruição. Suas informações são armazenadas em servidores seguros e apenas por tempo necessário para cumprir as finalidades descritas nesta política.

#### 6. Direitos dos Titulares dos Dados

De acordo com a LGPD, você tem os seguintes direitos:

- Acessar suas informações pessoais.
- Solicitar a correção de informações incompletas, inexatas ou desatualizadas.
- Solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários ou excessivos.
- Solicitar a portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto.
- Solicitar a eliminação dos dados pessoais tratados com base no seu consentimento.
- Obter informações sobre as entidades públicas e privadas com as quais compartilhamos dados.
- Revogar o consentimento a qualquer momento.

#### 7. Uso de Cookies

Nosso website utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário. Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu dispositivo quando você visita um website.

**Tipos de Cookies que Utilizamos:**

- **Cookies Necessários:** Essenciais para o funcionamento do site.
- **Cookies de Desempenho:** Coletam informações sobre como os visitantes utilizam o site.
- **Cookies Funcionais:** Permitem que o site lembre-se de escolhas que você fez (como seu idioma ou região).
- **Cookies de Publicidade:** Utilizados para fornecer anúncios relevantes para você.

Você pode controlar e gerenciar cookies através das configurações do seu navegador. Note que a desativação de alguns cookies pode afetar a funcionalidade do site.

#### 8. Alterações nesta Política

Podemos atualizar esta Política de Privacidade e Uso de Cookies periodicamente. Notificaremos sobre quaisquer mudanças publicando a nova política em nosso website. Recomendamos revisar esta política regularmente para se manter informado sobre como protegemos suas informações.

#### 9. Contato

Se você tiver quaisquer dúvidas ou preocupações sobre esta Política de Privacidade e Uso de Cookies ou sobre o tratamento de suas informações pessoais, entre em contato conosco através do e-mail contato@midx.com.br

---

Ao continuar a usar nosso website, você concorda com os termos desta Política de Privacidade e Uso de Cookies.